Ruínas de base militar que abrigava soldados da Legião Romana, grupo de elite da defesa do Império Romano, há cerca de 1.800 anos, é encontrada durante escavações na região de Megido (cidade também conhecida como Armagedom), em Israel.
De acordo com as informações da Autoridade de Antiguidades de Israel, o local que pertencia à VI Legião, comportava cerca de cinco mil soldados e foi utilizado durante 180 anos, de 117 até 300 d.C., aproximadamente.
Os arqueólogos encontraram cacos de cerâmica, fragmentos de vidro, moedas, partes de armas, grandes quantidades de telhas e extensos vestígios arquitetônicos da Via Pretória (estrada principal do acampamento), bem como um pódio em forma semicircular e áreas pavimentadas em pedra que faziam parte de um grande e monumental edifício público.
Segundo o diretor das escavações, Yotam Tepper, “duas estradas principais se cruzavam no centro do acampamento de 550 m de comprimento e 350 m de largura, e aqui foi erguida sua sede”. A base é a única destas dimensões já localizada no país.
Com informações: Autoridade de Antiguidades de Israel e Canal History