Com objetivo de melhorar a acessibilidade para os deficientes visuais e demais pessoas com dificuldade de mobilidade, promovendo a inclusão social e garantindo mais independência e segurança na travessia das ruas, a Prefeitura de Porto Velho está implantando semáforos inteligentes que emitem sinais sonoros indicando o momento certo para fazer o percurso.
“Esse tipo de semáforo é essencial para a independência do deficiente visual, para fazer a travessia utilizando essa tecnologia, que vai propiciar o aviso sonoro. Tanto as informações de como é o funcionamento quanto o aviso sonoro para que possa fazer a travessia com segurança em locais de grande comércio e grandes tráfegos”, comentou Luiz Gustavo de Almeida, engenheiro elétrico da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).
Trata-se de um semáforo com botoeira (como se fosse um botão) para atender tanto o pedestre convencional quanto os que têm alguma dificuldade com a mobilidade urbana. Basta apertar o ‘botão’ que os veículos vão parar e o pedestre vai passar. No caso de deficiente visual, ele vai apertar por um pouco mais de tempo e aguardar as orientações por meio de sinais sonoros.