O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde de domingo, 07 de setembro, durante o ato Reaja, Brasil, realizado na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento teve como um dos organizadores o pastor Silas Malafaia, que elogiou a postura do governador.
Em sua fala, Tarcísio disse que a população não suporta mais a “tirania” de Moraes. Ao ouvir gritos de “fora, Moraes” vindos do público, respondeu: “Por que vocês [manifestantes] estão gritando isso [fora, Moraes]? Talvez porque ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que está acontecendo no país”.
Essa declaração marcou uma mudança de tom do governador, que em ocasiões anteriores evitava confrontos diretos com a Suprema Corte. Ele também afirmou:
“Nós não vamos aceitar a ditadura de um Poder sobre o outro. É isso que precisamos fazer, é isso que precisamos defender. Chega do abuso, chega. Novos tempos virão. Vamos celebrar de novo com um líder que vai estar solto”.
Defesa da anistia
O discurso ocorreu em meio à mobilização do governador em Brasília em favor da anistia aos réus do 08 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas invadiram e depredaram prédios dos Três Poderes. Entre os acusados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados próximos.
Segundo Tarcísio, o processo “está maculado e viciado” e deveria ser arquivado. Ele comparou a atual situação à anistia de 1979, que beneficiou militantes da esquerda.
“Se estamos hoje aqui defendendo anistia, é porque a gente sabe que esse processo está maculado e viciado. Essa anistia, assim como foi em 1979, tem que ser ampla e irrestrita, garantia da liberdade”.
O governador também afirmou não haver provas contra Bolsonaro:
“Que história é essa? Como vão condenar uma pessoa sem nenhuma prova? O que eles têm é uma única delação e o colaborador mudou de versão seis, sete vezes em três dias, sob coação. Essa delação vale de alguma coisa? Uma delação mentirosa. Não se pode destruir a democracia sob pretexto de resgatá-la”.
Apoio de Silas Malafaia
O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e aliado histórico de Bolsonaro, elogiou a atuação de Tarcísio: “Tarcísio é meu amigo. Já fiz críticas públicas e no privado a ele. Mas agora está sendo um leão em favor da anistia”.