A 5ª temporada da série cristã The Chosen conquistou o primeiro lugar no ranking dos conteúdos mais assistidos no Amazon Prime Video nos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo Amazon MGM Studios, por meio de uma publicação no Instagram no início da semana, que destacou: “Está liderando o caminho”.
De acordo com a emissora norte-americana CBN News, fãs da produção celebraram o feito e compartilharam testemunhos emocionados nas redes sociais. “O último episódio me fez chorar e abraçar minha Bíblia. Eu amo muito Jesus. Obrigada por fazer essa série”, escreveu uma espectadora.
Outro internauta comentou: “O que mais gosto na série é a maneira como você humanizou os discípulos e Jesus. Sabíamos que eles eram humanos, mas na série tudo é perfeito. Obrigado por isso”. Um terceiro afirmou: “Que temporada incrível. Todas as temporadas anteriores foram excelentes, mas as cenas de Judas e Jesus passaram tanta emoção e compreensão do destino, propósito e decisão um do outro. Eu sei que a 6ª temporada vai abalar o mundo”.
O criador da série, Dallas Jenkins, reagiu às mensagens publicadas pelos seguidores: “Estamos aqui para isso”.
Estreia no Brasil
O primeiro episódio da 5ª temporada estreou neste final de semana no canal oficial The Chosen Brasil, no sábado, pelo YouTube. Já no domingo, os dois primeiros episódios ficaram disponíveis para os assinantes do Prime Video no Brasil.
Segundo os produtores, toda a temporada também estará acessível gratuitamente no aplicativo oficial e no site da série a partir de 13 de setembro.
A nova temporada traz como enredo central a última ceia de Jesus com seus discípulos. A sinopse oficial informa:
“A mesa está posta. O povo de Israel dá boas-vindas a Jesus como rei, enquanto seus discípulos aguardam sua coroação. Mas, em vez de confrontar Roma, ele vira a mesa sobre a celebração religiosa judaica. Com seu poder ameaçado, os líderes religiosos e políticos do país farão de tudo para garantir que esta seja a última ceia de Jesus”.
De acordo com os dados divulgados pela própria equipe da série, The Chosen: A Última Ceia arrecadou aproximadamente 60 milhões de dólares em bilheteria mundial, somando os oito episódios que estrearam nos cinemas.
Produção da 6ª temporada
Enquanto a nova temporada é exibida ao público, a equipe de produção está em gravações da 6ª temporada na Itália, registrando cenas consideradas pelas próprias palavras do elenco como as mais importantes da série.
Imagens dos bastidores mostram membros da equipe e atores visivelmente emocionados durante a gravação da cena da crucificação de Jesus. Embora não apareça no vídeo promocional, o ator Jonathan Roumie, intérprete de Jesus, falou sobre a experiência em entrevista à revista PEOPLE:
“Estamos quase na metade da 6ª temporada. E para muitos de nós, atores, foi o trabalho mais desafiador que já tivemos que fazer”.
Sobre a cena da crucificação, Roumie acrescentou: “Para mim, é um entrar no sofrimento de Cristo de uma forma que precisa ir longe o suficiente, pessoalmente, para que seja autenticamente crível para o público. Então, há uma certa comunhão nesse sofrimento que acabo experimentando, porque essa é a única maneira de fazer esse trabalho”.
A sequência foi filmada no mesmo local onde foi gravado o longa-metragem A Paixão de Cristo, lançado em 2004 e dirigido por Mel Gibson.
Sobre a série
The Chosen é um drama histórico baseado na vida de Jesus Cristo, interpretado por Jonathan Roumie. A narrativa se desenvolve sob a perspectiva de pessoas que conviveram com Ele, como Maria Madalena, Simão Pedro, Mateus e outros discípulos. A trama é ambientada no primeiro século, durante o período da dominação romana sobre o território de Israel.
A série, originalmente financiada por financiamento coletivo, alcançou notoriedade mundial, com mais de 280 milhões de visualizações e 17 milhões de seguidores nas redes sociais, segundo os produtores.
O projeto prevê sete temporadas e propõe uma abordagem íntima e realista dos ensinamentos e da vida de Jesus, destacando elementos de contexto histórico, político e religioso da época. A produção é exibida gratuitamente por meio de seu aplicativo oficial, além de contar com distribuição em plataformas de streaming como Prime Video, e em canais no YouTube com legendas em diferentes idiomas.