Desenvolvimento de soluções digitais, ampliação da conectividade e digitalização de processos vem transformando atuação do governo
Nos últimos cinco anos, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) tem liderado uma revolução digital na gestão pública do estado. Com o desenvolvimento de soluções digitais, sistemas, ampliação da conectividade e digitalização de processos, a Setic vem aperfeiçoando, ainda mais, a forma como o governo do estado trabalha e atende à população.
Antes Estados para Resultados (EpR), o órgão passou a receber a nomenclatura de Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), por meio da Lei Complementar nº 1.062/2020, prevista no art. 3º da Lei Complementar nº 965/2017, atuando como órgão estratégico da administração estadual, coordenando e orientando a transformação digital dos serviços públicos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o avanço digital é reflexo do comprometimento do governo com uma gestão pública moderna. “A transformação digital não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para que possamos entregar melhores serviços à população, com eficiência, inovação e responsabilidade”, destacou.
SOLUÇÕES DIGITAIS
Com foco em agilidade, controle e economia, a Setic desenvolveu e aprimorou diversos serviços nos últimos cinco anos, promovendo uma gestão mais eficiente e moderna. Um dos destaques é o Portal do Servidor, que trouxe mais autonomia aos servidores estaduais ao reunir, em um só lugar, funcionalidades como ponto eletrônico, contracheque e consulta de frequência, de forma digital e acessível.
Na mesma linha de digitalização e praticidade, o Portal do Cidadão oferece mais de 150 serviços públicos online. A plataforma facilita o atendimento à população, reduz a burocracia e automatiza tarefas que antes exigiam trabalho manual das equipes. Já o Portal de Atendimento foi reformulado e agora permite que os servidores registrem chamados e acompanhem suas solicitações diretamente à Setic, otimizando o suporte técnico e reduzindo o tempo de resposta.
Como apoio ao uso de todos esses serviços, a Setic mantém a Wiki Setic, uma plataforma de conhecimento colaborativo que concentra legislações, orientações e boas práticas. A ferramenta serve como fonte rápida de consulta e ajuda a padronizar procedimentos internos.
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), também passou por modernizações importantes. Com melhorias na segurança e rastreabilidade, ele reduziu o uso de papel e arquivos físicos, além de facilitar a tramitação com modelos padronizados e processos digitais.
Outra iniciativa que impacta diretamente na operação dos órgãos públicos é a Infovia Estadual, que conecta escolas, unidades de saúde e repartições por meio de uma rede de internet de alta velocidade.
Na área da comunicação, a telefonia VoIP, antes terceirizada, passou a ser gerenciada internamente pela Setic, gerando economia e maior controle do serviço. A implantação da URA (Unidade de Resposta Audível) complementa essa melhoria, atuando como recepcionista digital e organizando o fluxo de chamadas nos órgãos públicos.
Essas soluções tornam o trabalho do governo mais dinâmico e contribuem diretamente para um atendimento público mais eficiente e próximo do cidadão. Como reconhecimento desse avanço, Rondônia conquistou, em 2024, a 4ª colocação no ranking da Abep-TIC entre os estados que mais avançaram na oferta de serviços públicos digitais.

Com foco em agilidade, controle e economia, a Setic desenvolveu e aprimorou diversos serviços nos últimos cinco anos
GOVERNO DIGITAL E EFICIÊNCIA PÚBLICA
Em junho de 2024, o Governo de Rondônia regulamentou a Estratégia de Governo Digital da Setic com a Portaria 46/2024, alinhado à Lei Federal nº 14.129/2021. A iniciativa fortalece a transparência, a governança digital e o uso da tecnologia como instrumento de gestão pública eficiente.
O superintendente da Setic, Delner Freire, evidenciou que cada sistema implementado é um passo para consolidar um governo mais moderno. “A transformação digital é prioridade na nossa atuação. Estamos avançando com responsabilidade e sempre ouvindo os órgãos parceiros e o cidadão.”
A celebração desses cinco anos reforça o papel fundamental da Setic na modernização do Executivo estadual, apresentando as principais ações da superintendência e demonstrando como a tecnologia tem contribuído para um serviço público mais eficiente, inovador e conectado com as necessidades da população.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO