Em alusão à campanha “Outubro Rosa”, ações de promoção à saúde foram realizadas, entre os dias 15 e 21 de outubro, nas unidades prisionais femininas dos municípios de Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Cacoal. A iniciativa envolveu reeducandas e servidoras em uma série de atividades que integraram cuidados com a saúde física, prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além de ações voltadas à saúde mental e ao bem-estar emocional.
Campanha levou ações de prevenção ao câncer, saúde mental e ressocialização às reeducandas
Promovidas pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), as ações ocorreram na Casa de Detenção de Pimenta Bueno, na Casa de Detenção de Cacoal e na Penitenciária Regional de Rolim de Moura. A iniciativa fortalece a humanização das unidades, contribuindo para a dignidade, a saúde e a ressocialização.
Unidade de Pimenta Bueno
No dia 15 de outubro, na Casa de Detenção de Pimenta Bueno, foram realizadas as atividades do Outubro Rosa, com o tema “Cuidar de si é um ato de coragem, pois a prevenção começa com informação”, e contou com a participação de 23 reeducandas em uma programação voltada ao bem-estar emocional e à saúde da mulher.
A psicóloga Elizângela Codinhoto, conduziu uma vivência de hipnoterapia (técnica terapêutica que ajuda no tratamento de problemas físicos e psicológicos) com o tema “O Poder do Perdão”, após a exibição do curta-metragem “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”. A proposta abordou o controle emocional e o processo de autocompreensão. Em seguida, educadores físicos conduziram exercícios de alongamento e respiração. A enfermeira da Sejus, Cleidiane da Silva, ministrou uma palestra sobre a importância do autoexame das mamas, do exame do colo do útero e dos procedimentos adequados diante de alterações.
Unidade de Rolim de Moura
A Penitenciária Regional de Rolim de Moura estendeu as atividades ao longo de quatro semanas, unindo as campanhas Outubro Rosa e Setembro Amarelo. Ao todo, 17 reeducandas participaram de um cronograma diversificado, que incluiu:
- 18/9: palestra sobre prevenção ao suicídio e dinâmica de Zumba;
- 25/9: sessão de cinema com o filme Por Lugares Incríveis, seguida de roda de conversa;
- 2/10: oficina de arteterapia como ferramenta de expressão emocional; e
- 16/10: palestras sobre saúde da mulher e saúde bucal.

As ações também fortaleceram os vínculos entre equipe técnica e internas
Além disso, durante o mês, foram realizadas orientações individualizadas, coletas de preventivos (Papanicolau), exames clínicos e encaminhamentos para mamografias e demais exames na rede pública.
Unidade de Cacoal
Nos dias 20 e 21 de outubro, a Casa de Detenção de Cacoal promoveu uma programação especial voltada para reeducandas e servidoras da unidade, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Setembro Amarelo. No dia 20, 19 internas participaram de palestras sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, orientações de autoexame, alongamentos, além de uma palestra sobre prevenção ao suicídio conduzida pela psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Leonária Fernandes da Costa. Atividades como a dinâmica do espelho, pinturas faciais temáticas e a dinâmica Árvore da Vida favoreceram o bem-estar emocional das participantes. À tarde, houve sessão de cinema seguida de roda de hipnoterapia para troca de experiências e reflexões.
No dia 21, cerca de 18 servidoras participaram de um café da manhã especial, seguido por dinâmicas terapêuticas voltadas à promoção da empatia, acolhimento e autoconhecimento, utilizando técnicas de hipnose ericksoniana (abordagem terapêutica que se baseia na colaboração entre terapeuta e paciente).
Para o secretário da Sejus, Marcus Rito, a campanha vem ao encontro das políticas públicas da gestão, promovendo o direito aos cuidados básicos e a saúde integral de todos os envolvidos no sistema prisional. “A saúde é um direito universal, e quando levamos ações como essas para dentro das unidades, estamos promovendo mais do que cuidados médicos: estamos reafirmando a dignidade dessas mulheres. Essa é uma política pública que integra saúde, respeito e ressocialização”, salientou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Unidades prisionais de Rondônia promovem ações de saúde e prevenção em alusão ao Outubro Rosa apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.