Imagens e frases obscenas foram pichadas nas paredes e lápides de uma igreja no noroeste da Inglaterra na Sexta-feira Santa, levando a polícia a investigar o incidente como um crime de ódio. O ataque direcionado à Igreja de St. James em Leyland, Condado de Lancashire, ocorreu poucos dias antes dos cultos do Domingo de Páscoa.
O vandalismo, descoberto na manhã de sexta-feira pelo reverendo Marc Wolverson, envolveu pichações com conotações sexuais e declarações ofensivas, incluindo blasfêmia explícita, informou o The Telegraph .
Pelo menos 40 lápides no cemitério foram danificadas, assim como o próprio prédio da igreja, segundo a BBC . Uma das mensagens pichadas dizia explicitamente: “Deus é uma mentira”.
A polícia de Lancashire disse à mídia que o incidente estava sendo tratado como um crime de ódio devido à natureza ofensiva e direcionada do grafite.
O detetive sargento Lee Jamieson do South CID descreveu o vandalismo como um “ato vergonhoso” com uma “completa falta de respeito” para com a igreja e seus paroquianos.
A polícia está pedindo aos membros da comunidade que tenham informações que entrem em contato com as autoridades com urgência.
O Rev. Wolverson insistiu em prosseguir com os serviços da Sexta-feira Santa. Um casamento agendado para sábado também ocorreu conforme o planejado.
A igreja tentou esconder temporariamente algumas das pichações colocando plantas coníferas estrategicamente ao redor do edifício.
Wolverson, que serviu como vigário por 28 anos, expressou choque e tristeza pelo incidente, descrevendo-o como a experiência mais angustiante em seu longo mandato.
O vigário também mencionou incidentes menores de vandalismo anteriores na Igreja de St. James, como fogueiras ou lixo jogado por pessoas embriagadas, afirmando que nada havia atingido a gravidade deste incidente.
Paul Wharton-Hardman, vice-prefeito do Conselho Municipal de South Ribble, condenou o vandalismo em uma postagem no Facebook onde compartilhou imagens dos danos.
Ele classificou o ato como “grafite revoltante e cheio de ódio”, observando que o vandalismo foi um ato deliberado e calculado de malícia, com a intenção de prejudicar a comunidade emocional e espiritualmente.
Moradores expressaram solidariedade e ofereceram apoio à igreja.
Wolverson disse que a igreja é um edifício tombado como Grau II, o que exige consulta cuidadosa com seguradoras e especialistas em patrimônio sobre métodos de limpeza adequados.
Crimes de ódio anticristãos na Europa atingiram 2.444 incidentes em 2023, de acordo com um relatório que compilou dados de fontes policiais e da sociedade civil em 35 países europeus. As estatísticas incluíram 232 ataques pessoais contra cristãos, desde assédio e ameaças até violência física.
Pelo menos 1.230 crimes de ódio anticristãos foram supostamente cometidos por 10 governos europeus em 2023, um aumento em relação aos 1.029 em 2022, disse o relatório , intitulado “Intolerância e Discriminação Contra Cristãos na Europa Relatório 2024”, da OIDAC Europa, uma organização de vigilância.
Esses incidentes ocorreram em países como França, Alemanha e Reino Unido, que registraram alguns dos maiores números de incidentes, de acordo com o relatório.
Folha Gospel com informações de The Christian Post