Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa social e de mercado INSA-Consulere (Erfurt) em nome da agência de notícias protestante IDEA mostra que quase um em cada três alemães (31%) acredita que Deus criou o universo.
Enquanto isso, 41% dos entrevistados não acreditam nisso; um em cada quatro (25%) não sabe o que pensar sobre isso e 4% não responderam.
Religião e política
Segundo a pesquisa, as maiores diferenças são encontradas entre os fiéis: enquanto mais de 70% dos membros da igreja evangélica livre ( Freikirchler ) acreditam que Deus criou o universo, 43% dos entrevistados que se identificam como católicos romanos e 35% dos protestantes da igreja nacional ( EKD ) concordam com a afirmação.
Entre os muçulmanos , quase 75% acreditam. A porcentagem cai para menos de 10% entre aqueles sem afiliação religiosa .
Em relação à política, os simpatizantes do partido conservador CDU/CSU são os mais propensos a acreditar em Deus como o único criador do universo (38%), seguidos pelos apoiadores do partido Social-Democrata ( SPD ) (35%), dos Verdes (29%), do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha ( AfD ) (28%) e da Esquerda (26%).
Idade, sexo e localização
A crença em Deus como criador do universo é “um pouco mais difundida” nos estados federais ocidentais do que no leste (32% em comparação com 26%), aponta a pesquisa.
Além disso, “homens e mulheres são praticamente iguais na avaliação da questão” (32% contra 30%).
Em relação à idade, a pesquisa revela que “a concordância com a afirmação é significativamente maior entre os entrevistados mais jovens do que entre os mais velhos”. Quase metade dos entrevistados de 18 a 29 anos (47%) acredita que Deus criou o universo, seguidos por aqueles de 30 a 39 anos (43%).
A menor percentagem encontra-se entre os 50-59 anos (20%), enquanto quase 25% dos maiores de 70 anos apoiaram a afirmação.
O instituto de pesquisa INSA-Consulere (Erfurt) entrevistou 2.006 adultos entre 5 e 8 de setembro para a pesquisa.
Folha Gospel com informações de Evangelical Focus