Uma equipe de médicos voluntários da missão Samaritan’s Purse realizou mais de 550 cirurgias de catarata em Isiro, na República Democrática do Congo, durante uma semana de atendimentos. Segundo a organização, mais de 300 pessoas decidiram entregar suas vidas a Jesus Cristo no período da missão.
Entre os pacientes estava Ninahilo, um professor local que começou a perder a visão enquanto lecionava crianças da comunidade. Sem recursos, ele buscou inicialmente práticas da medicina tradicional da região. “Eu estava sofrendo. Comecei orando na igreja, mas depois fui forçado a procurar os feiticeiros. Foi a primeira vez que vi coisas místicas. Isso me deixou com o coração partido. Meu pai me criou para ser cristão. Não podia continuar assim”, declarou à Samaritan’s Purse.
Após orar pedindo ajuda a Deus, Ninahilo ouviu em um programa de rádio local sobre a clínica da missão. Durante a cirurgia, sua pressão arterial subiu, o que exigiu a interrupção do procedimento. Nesse intervalo, recebeu a visita do pastor Alphonse, que orou com ele e o lembrou de que “Satanás não tem poder sobre aqueles que pertencem a Deus”.
Ninahilo relatou que, naquela noite, teve uma experiência sobrenatural: “Enquanto dormia, vi alguém vindo tirar algo dos meus olhos. Então, essa pessoa foi embora. Isso me acordou imediatamente”. No dia seguinte, ao retirar os curativos, agradeceu: “Eu disse: ‘Senhor, obrigado por suprir minha necessidade’”. Ele acrescentou: “Eu me entreguei de corpo e alma a Cristo, então tudo ficará bem. Eu sei que Deus me criou. Ele é o dono de tudo. Eu me voltei para Jesus Cristo. Ele é meu Salvador agora”.
O oftalmologista Dan Grayden, voluntário da missão, declarou: “Tenho participado das viagens da Samaritan’s Purse nos últimos anos e estou realmente gostando da oportunidade de tratar pessoas em nome de Jesus Cristo. Não há nada como isso que eu esteja fazendo que me traga tanta alegria”.
O médico congolês Jason Pithuwa destacou o propósito espiritual do trabalho: “Não somos apenas médicos, mas também cristãos. É um enorme prazer saber que estamos cumprindo uma missão. Temos em nossos corações a missão de restaurar a visão — a visão física — mas também de ver Deus restaurar a visão espiritual”.
Já a oftalmologista queniana Mary Ng’ang’a reforçou a importância da oração junto aos atendimentos: “Oramos com nossos pacientes antes de iniciar a cirurgia, pedindo que o Senhor os toque”.
De acordo com a Samaritan’s Purse, a missão teve como objetivo não apenas restaurar a visão física dos pacientes, mas também compartilhar a mensagem do Evangelho.