Dois líderes batistas seniores foram recentemente homenageados pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky em reconhecimento à ajuda fornecida pelos batistas ao país durante o conflito em curso com a Rússia.
Elijah Brown, secretário-geral da Aliança Batista Mundial (BWA), e Alan Donaldson, secretário-geral da Federação Batista Europeia (EBF), participaram de uma cerimônia na qual Zelensky reconheceu “as contribuições dos amigos da Ucrânia ao redor do mundo”.
Juntamente com a União Ucraniana de Associações de Cristãos Batistas Evangélicos, tanto a BWA quanto a EBF têm se envolvido no fornecimento de ajuda e esforços de socorro aos afetados pelo conflito.
Estima-se que mais de dois milhões de pessoas receberam abrigo, alimentação, assistência médica, apoio à saúde mental e uma série de outros serviços graças aos esforços dos batistas.
Brown foi agraciado com a Ordem do Príncipe Yaroslav, o Sábio, 5ª Classe, e Alan Donaldson recebeu a Ordem do Mérito, 3ª Classe.
Ele disse: “Foi uma experiência gratificante participar da cerimônia e receber esta honra em nome da Aliança Batista Mundial.
Este reconhecimento é um reflexo da dedicação incansável e do serviço corajoso dos batistas ucranianos na linha de frente do ministério, bem como do apoio inabalável de toda a família batista global.
“Receber tal honra em meio à guerra é também um lembrete pungente de que ainda há muito a ser feito. Que todos nós continuemos a trabalhar juntos por uma paz duradoura e justa na Ucrânia e em todo o mundo.”
A cerimônia coincidiu com o Dia da Independência da Ucrânia, em 24 de agosto. No dia seguinte, eles estavam entre as 1.200 pessoas que compareceram ao 2º Café da Manhã Nacional de Oração, incluindo 350 convidados internacionais.
Donaldson disse sobre o café da manhã de oração: “A Ucrânia é uma nação de beleza e fragilidade. Uma nação que luta por muitas liberdades. Entre sua população em declínio, há muitas pessoas de fé cristã que buscam compreensão de suas circunstâncias e orientação sobre como viver, falar e compartilhar esperança.
“Muitos estão de luto pela perda de entes queridos por deslocamento, sequestro ou perda de vidas. Conhecemos vítimas de tortura que testemunham a destruição de locais de culto e a violência sistêmica sofrida pelos fiéis nos territórios ocupados.
“O Café da Manhã Nacional de Oração foi um momento na história em que essas histórias foram reconhecidas, registradas e lamentadas — onde orações foram oferecidas por pessoas de todas as idades e de diversas nações que buscam se solidarizar com o desejo da Ucrânia de viver em liberdade.”
Folha Gospel com informações de The Christian Today