A revista norte-americana de negócios e economia, Forbes, divulgou sua lista das vozes cristãs mais influentes do mundo. O cast inclui Gabriela Rocha, Fernandinho, Aline Barros, Bruna Karla e Yudi Tamashiro.
O mercado global de música gospel, em franca expansão nos últimos anos, explodiu durante a pandemia, atingindo níveis recordes. Dados do Google mostram um aumento superior a 200% nas buscas por termos religiosos durante o isolamento, sugerindo uma crescente procura por esperança e espiritualidade em tempos difíceis.
O impacto desse movimento também se refletiu nas plataformas de streaming. Dados da Deezer mostram um crescimento de 23% nas reproduções e de 11% no número de ouvintes da playlist “Top 50 Gospel”, a principal playlist gospel da plataforma.
No Spotify, a tendência se repetiu. O gênero gospel, que já demonstrava crescimento em 2019, apresentou um aumento impressionante de 40% no número de ouvintes, ficando atrás apenas do sertanejo em termos de crescimento.
O sucesso do movimento gospel brasileiro deve-se em parte a artistas pioneiros e influentes como Bruna Karla, Aline Barros, Gabriela Rocha e Fernandinho. Sua influência, porém, transcende a música. Líderes e influenciadores digitais, como Yudi Tamashiro, têm se destacado não só como criadores de conteúdo, mas também como porta-vozes dos valores cristãos, expandindo ainda mais o alcance do movimento.
A seleção levou em conta o número de seguidores em redes sociais e inscritos no YouTube, além das visualizações de conteúdo e do desempenho em plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal, Amazon Music e YouTube Music.