Em uma escola pública do Brasil, um estudante utilizou o intervalo entre as aulas para realizar uma leitura bíblica para três colegas. O episódio, ocorrido na última quarta-feira, foi registrado em vídeo pela professora de biologia Jéssica Motta e posteriormente compartilhado em suas redes sociais.
No vídeo, o aluno identificado como Wladimir aparece lendo e explicando passagens bíblicas para os colegas, que ouvem atentamente. A professora Jéssica Motta descreveu a cena em sua publicação no Instagram: “Meu aluno quando sobra cinco minutinhos da aula lendo a Bíblia para os colegas”.
Em declaração incluída na postagem, a educadora expressou confiança na geração representada por seus alunos: “Eu acredito nessa geração profundamente! Wladimir você será um grande homem”.
Valdemir, pai do estudante, citou em seu comentário na publicação o versículo bíblico de Provérbios 22:6: “Instrua a criança no caminho em que deve andar, e, mesmo com o passar dos anos, não se desviará dele”. O responsável pelo aluno acrescentou: “Tenho muito orgulho do meu filho! Que Deus continue capacitando ele, que o coração dele esteja sempre em Jesus nosso Salvador”.
A professora respondeu ao comentário paterno afirmando: “Parabéns pelo filhão! Vemos de longe que ele é muito, muito bem criado! Está sempre falando de Cristo para os colegas e trazendo a Palavra, que é o nosso maior combustível para enfrentar esse mundão louco”.
O pai finalizou a interação declarando: “Obrigado, temos feito de tudo para ele ser um grande homem de Deus”.
A publicação gerou diversos relatos similares nos comentários. Um usuário recordou: “Quando eu era criança e adolescente, sempre fazia isso na minha escola, no horário de intervalo. Eu sempre gostava de falar do amor de Deus”.
Outra pessoa descreveu ter presenciado “quatro estudantes irem lanchar onde eu trabalho, e um deles começou a pregar para os amigos, falando sobre esperar a garota certa em Deus”.
Uma professora compartilhou sua experiência: “Meu aluno, no intervalo, sempre prega para os demais alunos, eles formam uma roda ao redor dele e o escutam e fazem perguntas. E na sala, após a prova, ele pede para ler a Bíblia enquanto os demais terminam”.
Em publicação relacionada, educadores relataram experiências pessoais com expressões religiosas no ambiente escolar. Uma professora temporária descreveu seu início difícil em uma escola integral:
“Eu chorei durante o mês de fevereiro inteirinho, sem entender por que Deus fez aquilo comigo”. Ela acrescentou que posteriormente compreendeu que “uma parte da minha missão de vida está sendo realizada” através do trabalho com os alunos.
A legislação brasileira estabelece que o ensino religioso nas escolas públicas deve ser de matrícula facultativa, respeitando a diversidade cultural religiosa do país, conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996).