Uma missão composta por cristãos da Holanda realizou, na última semana, uma série de ações evangelísticas e de assistência humanitária em Kiev e em outras localidades da Ucrânia, país afetado por uma guerra desde a invasão russa em fevereiro de 2022. A iniciativa foi promovida pela Igreja River, da Holanda.
De acordo com relatos publicados pela organização em suas redes sociais, o grupo concentrou suas atividades em pregações em espaços públicos, incluindo praças, parques e estações de metrô, além de visitas a igrejas domésticas.
No primeiro dia de atividades, a equipe relatou que 104 pessoas decidiram seguir Jesus Cristo. No dia seguinte, outras 187 pessoas teriam feito a mesma decisão.
Além das atividades de rua, a programação incluiu cultos de avivamento. Num deles, realizado numa igreja local chamada “Peremoha” (Vitória), o evangelista Ben Kroeske pregou para um grupo onde, segundo o relato, “muitos foram tocados por Deus e renovados em sua fé”.
Ação direcionada
Um dos principais eventos foi um dia de atividades de volta às aulas, dirigido a crianças e suas famílias. O evento, que contou com a participação de mais de 2.000 pessoas, incluiu distribuição de 400 mochilas escolares, brincadeiras e alimentação.
Na ocasião, após uma mensagem evangelística, a organização registrou 701 decisões por Cristo, somando as conversões do evento principal e de ações paralelas realizadas no mesmo dia.
Ajuda humanitária
A missão também teve um componente de assistência material. Em parceria com a organização Feed the Hungry, foram doados 10 mil euros em alimentos e itens de primeira necessidade para famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao final da semana de atividades, o ministério holandês informou ter registrado um total de 1.417 decisões por Cristo. Em sua declaração final, afirmou: “Toda glória a Deus. Ele está construindo a sua Igreja em toda a Ucrânia! Acreditamos que Deus continuará fazendo grandes coisas”.