O Procon/RO fiscaliza e orienta os consumidores sobre os cuidados necessários durante as promoções da “Black Friday”, que marcam o início da temporada de compras de fim de ano, que tradicionalmente acontecem na ultima sexta-feira do mês de Novembro. O órgão fiscaliza e orienta os consumidores para evitar falsas promoções e garantir a proteção dos seus direitos durante as compras.
Além disso, o Procon/RO recomenda buscar por sites confiáveis para evitar armadilhas durante esta época do ano, em que golpistas se aproveitam da ansiedade dos consumidores para aplicar fraudes. O coordenador destaca a importância de verificar a reputação da loja ou site em páginas como o reclameaqui.com, onde os consumidores podem fazer reclamações.
Ao escolher a forma de pagamento em compras online, é importante tomar cuidado e seguir as orientações do Procon/RO. Verifique o destinatário do boleto, pix ou transferência, que deve estar em nome da loja e não de uma pessoa física. Peça sempre o cupom ou nota fiscal da compra e verifique a política de troca da empresa. Evite compras por impulso e faça um consumo consciente, lembrando da importância da educação financeira para evitar ciladas.
Durante a fiscalização do ano passado, o Procon Rondônia identificou as principais falhas, como a falsa sensação de desconto, em que empresas aumentam o valor do produto um mês antes e oferecem o desconto na Black Friday, resultando no consumidor pagando o mesmo valor tradicional. Também foram registrados golpes em sites não confiáveis e descumprimento das ofertas de promoções.
Se o consumidor identificar uma possível irregularidade, pode denunciar ao Procon/RO ligando para o telefone 151, fazendo a reclamação pela plataforma procon.ro.gov.br ou visitando os polos físicos nas cidades de Porto Velho, Guajará, Ariquemes, Ji-Paraná, Ouro Preto, Rolim de Moura, Alta Floresta, Pimenta Bueno, Cacoal, Ministro Andreazza, Espigão do Oeste e Vilhena. O Procon Rondônia também divulga dicas para o consumidor através do seguinte link: https://instagram.com/proconro?igshid=NzZlODBkYWE4Ng==
Acesse o grupo do WhatsApp clique aqui
*Governo de Rondônia