Evangélicos relatam maior engajamento com apostas on-line do que católicos. Segundo pesquisa PoderData, 41% dos evangélicos dizem já ter jogado em alguma plataforma de “bet”, ante 34% dos católicos. Há 1 ano, os percentuais eram de 29% e 22%, respectivamente.
Embora as denominações evangélicas condenem a prática de jogos de azar e, entre católicos, a restrição seja mais branda, a taxa de entrevistados que afirmam ter contraído dívidas por causa dos jogos é a mesma nas duas maiores confissões religiosas do país: 35%.
O levantamento foi realizado pelo PoderData, empresa de pesquisa, com recursos próprios. As entrevistas ocorreram de 27 a 29 de setembro de 2025, por telefone (linhas fixas e celulares) via sistema URA (Unidade de Resposta Audível), com o entrevistado ouvindo perguntas gravadas e respondendo pelo teclado do aparelho.
A amostra totalizou 2.500 entrevistas em 178 municípios das 27 unidades da Federação, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.
Para compor uma amostra proporcional aos perfis da sociedade, o instituto realiza dezenas de milhares de ligações até alcançar os respondentes elegíveis. Foi aplicada ponderação paramétrica para corrigir eventuais desproporcionalidades em sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A pesquisa considerou pessoas com 16 anos ou mais.