O ex-agente federal norte-americano Tim Ballard, que inspirou o filme Som da Liberdade, relatou o resgate de uma jovem brasileira de 17 anos vítima de exploração sexual na região amazônica. Ballard, que deixou a carreira pública para se dedicar ao combate ao tráfico de pessoas, esteve em missão no município de Oiapoque, no estado do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, Ballard descreveu a cena do resgate: “Vocês me viram na Amazônia, e havia uma jovem que tinha sido abusada toda a vida, e nós a resgatamos. Vocês me viram confortando-a e lhe dizendo que Jesus a ama. Mas me deixem contar a história toda”, afirmou no Instagram.
Segundo o relato, a jovem reconheceu Ballard no momento em que foi retirada do local. “Ela olhou para mim e disse: ‘Tim!’. E eu falei: ‘Meu Deus, ela sabe o meu nome’”, declarou. A adolescente teria dito que havia orado pedindo que o mesmo homem que resgatava crianças no filme Som da Liberdade fosse enviado para ajudá-la.
No registro divulgado no dia seguinte, Ballard aparece abraçando a jovem, que chora em seus braços. “Está tudo bem, Jesus te ama”, disse. Ele acrescentou: “Esta sobrevivente, resgatada ontem à noite, acordou no dia seguinte com o seu emprego de sonho. Ela tem sido abusada desde que era criança. Aos 17 anos, Deus a libertou”.
Ações no Amapá
A equipe de Ballard contou com apoio da Prefeitura de Oiapoque, por meio da Secretaria de Assistência Social, além do Conselho Tutelar, da Polícia do CORE e da deputada federal Silvia Waiãpi. Durante o encontro, foi entregue ao Conselho Tutelar um veículo destinado a reforçar as ações de combate ao tráfico e à exploração de menores.
Em nota, a Secretaria de Assistência Social do município declarou: “Agradecemos imensamente à fundação e ao senhor Tim Ballard com grande respeito e admiração. Seu apoio ao nosso município não apenas nos honra, mas reafirma o compromisso com essa causa vital. A doação do veículo terá um impacto positivo na vida de muitas crianças e adolescentes. Juntos, enfrentaremos esse desafio com determinação, sempre em prol de um futuro mais seguro e justo para nossas crianças”.
Ballard informou que a missão começou com atividades de orientação a crianças em situação de vulnerabilidade. Posteriormente, a equipe recebeu informações que levaram aos resgates. “O fio condutor é o mesmo: ‘Jesus ama esses bebês’. Ele está com eles e nos guiando em cada detalhe. Em cada milagre”, declarou.
Alerta sobre vulnerabilidade
O ex-agente também destacou a situação de risco enfrentada por crianças na região amazônica. “O Brasil está no top 5 de tráfico de órgãos. Estas crianças aqui são alvos fáceis. A maioria não tem certidões de nascimento e poucos ou nenhum recurso para proteção”, afirmou.
Ballard concluiu seu relato pedindo apoio para a continuidade das ações. “Com a sua ajuda, podemos compartilhar que os filhos de Deus não estão à venda. Mal posso esperar para poder contar essas histórias individuais assim que todos estivermos em segurança”.