Dois importantes líderes religiosos estão rejeitando as críticas de que a oração é ineficaz após o tiroteio na Escola Católica Annunciation, em Minneapolis, Minnesota, na semana passada.
Depois que um atirador que se identificou como trans abriu fogo na escola católica, deixando duas crianças mortas e outras 17 feridas, várias figuras políticas e especialistas rejeitaram os pedidos de orações após a tragédia.
Jen Psaki, que atuou como secretária de imprensa do ex-presidente Joe Biden, declarou no X na quarta-feira: “Rezar não é suficiente”.
“Orações não acabam com tiroteios em escolas”, acrescentou. “Orações não fazem os pais se sentirem seguros mandando seus filhos para a escola. Orações não trazem essas crianças de volta. Chega de pensamentos e orações.”
Os comentários de Psaki foram condenados pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt , que os chamou de “incrivelmente insensíveis”, e pelo vice-presidente JD Vance , que defendeu o poder da oração. Agora, líderes religiosos estão se manifestando.
Em uma declaração publicada no X na quinta-feira, o pastor Greg Laurie, do Harvest Christian Ministries, respondeu a uma publicação compartilhada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, que incentivava as pessoas a “orar sem cessar”. Laurie insistiu que “nada mais verdadeiro poderia ser dito sobre nossa nação agora do que isto: precisamos de oração”.
“Aqueles que criticam a oração não poderiam estar mais enganados”, acrescentou. Laurie também abordou diretamente um dos argumentos que emergiram do prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, e de outros após o tiroteio na escola: “Sim, é de partir o coração que crianças estivessem rezando quando foram baleadas na igreja em Minneapolis. No entanto, lembremo-nos de que o próprio Cristo orou ao ser crucificado, Estêvão orou ao ser martirizado e inúmeros outros cristãos corajosos ergueram suas vozes a Deus em seus momentos finais de vida.”
Laurie ainda compartilhou sua crença de que “a América precisa desesperadamente de um despertar espiritual” antes de postar o versículo bíblico 2 Crônicas 7:14 : “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
“Vamos lembrar de orar por nossa nação — não importa o que os especialistas digam”, concluiu.
O Rev. Franklin Graham, CEO da Associação Evangelística Billy Graham e da instituição de caridade Samaritan’s Purse, compartilhou suas reflexões sobre o debate sobre a eficácia da oração em uma publicação no Facebook na sexta-feira, criticando especificamente o prefeito democrata de Minneapolis por publicar uma publicação no X implorando às pessoas: “Não digam apenas que precisamos de pensamentos e orações. Essas crianças estavam literalmente em uma igreja rezando.”
“Ao prefeito democrata de Minneapolis e aos demais socialistas de esquerda que criticaram o apelo à oração após o trágico tiroteio na escola — suas palavras não mudam nem diminuem o poder e a importância da oração”, escreveu Graham. “Só porque alguém pede oração não significa que coisas ruins não vão acontecer ou que a emergência vai desaparecer, todos nós sabemos disso. Mas a oração é a nossa oportunidade de nos comunicarmos diretamente com o Deus do Céu e levarmos nossas petições a Ele.”
Depois de expressar a certeza de que “Deus vê, Deus ouve e Deus pode intervir”, Graham compartilhou o versículo bíblico Hebreus 4:16 , que afirma: “Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos em ocasião oportuna”. Graham acrescentou: “A Bíblia nos diz que o próprio Jesus orou fervorosamente quando estava enfrentando a morte na cruz”.
No caso desses estudantes que foram baleados e mortos enquanto oravam, Deus pode dar conforto e paz às famílias devastadas. O deus desta era é Satanás — ele é quem quer roubar, matar e destruir.
Identificando Satanás como “o autor de todas as mentiras, da turbulência e da violência que se seguem — como este tiroteio sem sentido”, Graham explicou como “a Bíblia ensina que um dia Jesus Cristo retornará e todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Senhor”. Graham jurou que “Ele enxugará toda lágrima, e a paz virá sobre este mundo, porque Ele é o Príncipe da Paz — Ele é a personificação da paz, da verdade e da justiça”.
“Ele julgará os que estão vivos e os que estão mortos. Sim, nós oramos, e eu continuarei a encorajar as pessoas a orar. Satanás gostaria de frustrar a ferramenta mais vital que o Bem nos deu: a oração”, proclamou Graham antes de entregar uma mensagem a Frey: “Espero que você venha a reconhecer o preço que foi pago pelos seus pecados e que você entenda o valor da oração em sua própria vida.”
Folha Gospel com informações de The Christian Post