O governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), participou na no dia 25 de outubro, de uma Ação Social do Outubro Rosa, em uma instituição de ensino da rede privada, no Bairro Mariana, em Porto Velho. Esta foi a segunda participação consecutiva da Agevisa/RO na iniciativa, que reuniu diversos serviços gratuitos voltados à promoção da saúde e à cidadania.
Iniciativa reuniu diversos serviços gratuitos voltados à promoção da saúde e à cidadania
As equipes da Agência foram conduzidas pela Coordenadora Estadual das Hepatites Virais da Agevisa/RO, Francilene Alves de Miranda, e atuaram com foco na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e no autocuidado.
Durante o evento, foram distribuídos insumos e prestadas orientações à população sobre o uso correto e a importância da proteção. “Ao todo, foram entregues 20.800 contraceptivos e 348 autotestes para HIV”, informou a coordenadora.
TRATAMENTO DA ÁGUA
Além das ações educativas, a Agevisa/RO também realizou a distribuição de 200 kits de hipoclorito de sódio a 2,5%, cada um contendo seis frascos de 50 ml, acompanhados de material educativo sobre o uso correto do insumo na desinfecção e tratamento da água para consumo humano.
De acordo com o coordenador da Agevisa/RO, José Maria Prestes, o órgão é responsável por organizar o repasse do hipoclorito para as Gerências Regionais de Saúde (GRS) localizadas no interior do estado, que por sua vez, distribuem o insumo aos municípios de suas respectivas áreas de abrangência. “No caso de Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a Defesa Civil Municipal e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) retiram o produto diretamente do almoxarifado da Agevisa”, explicou.
IMUNIZAÇÃO
A presença dos personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha também foi um dos destaques do evento, atraindo as crianças e incentivando a vacinação em parceria com a Coordenação Municipal de Imunização de Porto Velho.
O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima; e o diretor-executivo, Edilson da Silva Batista, acompanharam toda a programação, prestando esclarecimentos à comunidade sobre as atribuições da Agência e reforçando o apoio do governo do estado às ações integradas de saúde por meio de ações educativas e intersetoriais, que aproximam os serviços do estado da comunidade. “O Outubro Rosa é uma oportunidade para fortalecer o cuidado integral com a saúde da mulher e ampliar o diálogo sobre prevenção. A Agevisa participa com ações voltadas à proteção e à informação, contribuindo para uma população mais saudável e consciente”, destacou o diretor-geral.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO









































