O Governo de Rondônia modificou pelo menos três critérios para facilitar o acesso da população em situação de pobreza aos 45 cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Programa Vencer, lançado em 30 de janeiro. De acordo com o Decreto N° 28.927, de 20 de fevereiro de 2024, publicado no Diário Oficial da terça-feira (20), agora até dois membros da mesma família poderão se inscrever para uma das 10 mil vagas disponíveis por ano, desde que tenham idade a partir dos 16 anos e estejam inscritos no Cadastro Único – CadÚnico, com renda per capita de até um salário mínimo. Anteriormente, apenas uma pessoa por família poderia participar, com idade mínima de 18 anos e renda per capita mensal de R$ 218.
O Governo busca combater a pobreza em Rondônia por meio da inclusão produtiva, geração de emprego e renda, visando fortalecer e autonomizar os indivíduos e famílias mais vulneráveis no Estado, proporcionando oportunidades de qualificação e capacitação profissional de forma gratuita.
Segundo o governador Marcos Rocha, após a conclusão dos cursos, os participantes terão a chance de visualizar oportunidades de transformação em suas vidas. O Programa garante não apenas a realização dos cursos, mas também uma bolsa mensal de R$ 200 por um ano, mesmo que o curso seja concluído antes. Além disso, serão fornecidos kits profissionais de acordo com a área de estudo de cada participante, permitindo que eles iniciem uma atividade profissional e gerem sua própria renda. O auxílio será destinado àqueles que tenham 100% de frequência e aproveitamento no curso.
Luana Rocha, titular da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), destacou que mulheres atendidas ou ainda atendidas pelo Programa Mulher Protegida, mães atípicas, Pessoas com Deficiência (PcD) e catadores de materiais recicláveis têm prioridade no momento da inscrição.
A Seas tem como expectativa qualificar cerca de 10 mil pessoas anualmente através da realização de 45 cursos em 13 áreas tecnológicas: Construção Civil; Vestuário; Alimentos; Madeiro-Mobiliário; Metalmecânica; Energia; Logística; Automotiva; Refrigeração e Climatização; Tecnologia da Informação; Imagem Pessoal; Gestão e Técnico.
Confira os cursos oferecidos aqui
As inscrições pode ser realizadas através do site https://rondoniasocial.ro.gov.br/
Acesse o grupo do WhatsApp clique aqui
*Governo do Estado de Rondônia