Em meio à era da “felicidade instantânea”, a teóloga e cientista da religião Alana Carla de Lima Lucena Farias lança Bem-aventuradas, pela Editora Mundo Cristão, obra que revisita o Sermão do Monte como resposta às inquietações da identidade feminina contemporânea.
Inspirada nas bem-aventuranças de Jesus, a autora apresenta virtudes bíblicas e histórias de mulheres como Maria, Tabita e Dâmaris, defendendo que a dignidade feminina nasce na criação, e não de aprovações externas.
Em tom pastoral e com abordagem teológica, Alana Carla conduz a leitora por um retorno às raízes bíblicas, contrapondo a busca moderna por satisfação baseada em desempenho ou reconhecimento. Ao relacionar virtudes como humildade, arrependimento, mansidão e sede de justiça com personagens bíblicas, a autora destaca exemplos de fé moldada por “graça, coragem e obediência”.

O livro também dialoga com questões atuais, como justiça, rivalidade entre mulheres, sofrimento por causa da fé e busca por direitos. Para a autora, “a dignidade feminina está enraizada na criação (como portadoras da imagem de Deus) e, por isso, não depende de conquistas sociais ou aprovação externa”.
No capítulo em que discute justiça, Alana observa que, “ao desejarem uma sociedade mais justa e igualitária, as feministas demonstram que carregam em si a imagem e semelhança de Deus, ainda que não se deem conta disso” (Bem-aventuradas, p. 94).
Porém, pondera que, por mais legítimas que sejam as intenções do movimento, sua força se enfraquece quando se apoia “apenas em ideias humanas, desvinculadas da justiça divina” – fonte da verdadeira identidade que, segundo ela, capacita as mulheres a rejeitar a violência e a reconhecer seu valor intrínseco, independentemente de classe, raça ou gênero.
Detalhes do produto
- Editora : Mundo Cristão
- Data da publicação : 22 agosto 2025
- Edição : 1ª
- Onde comprar : Amazon (clique aqui)
Fonte: Comunhão