O número de evangélicos aumentou na Espanha, mudando a realidade do país tradicionalmente católico, apontou o novo relatório do “Observatório do Pluralismo Religioso”.
O Observatório, criado pelo governo espanhol, é um recurso online que fornece informações sobre a diversidade religiosa no país europeu.
A última divulgação de dados revelou que a fé evangélica cresceu nas últimas duas décadas, embora o catolicismo continue sendo a religião predominante.
Crescimento de igrejas
Desde 2011, o número de igrejas evangélicas saltaram de 2.944 para 4.259, ocupando a 2ª posição no ranking de locais de culto na Espanha.
O primeiro segue sendo da Igreja Católica com 22.947 templos. Na terceira posição estão as mesquitas islâmicas (1.749).
Segundo o Christian Today, o crescimento de evangélicos no país foi impulsionado por imigrantes crentes vindos de países da América Latina.
Desafio de evangelização
Apesar do aumento de igrejas, os evangélicos ainda enfrentam um desafio de evangelização.
Um relatório de 2019 da Evangelical Focus Europe mostrou que as igrejas evangélicas estão concentradas nos centros urbanos. Apenas Madri (420), Barcelona (220), e Valência (112) possuem mais de 100 templos evangélicos.
Assim, mais de 90% das cidades e aldeias da Espanha não possuem um local de culto evangélico.
A Igreja e a missão evangélica espanhola têm o desafio de alcançar os quase 10 milhões de pessoas nestas zonas rurais.
O país católico também apresenta um declínio na fé em geral, com 13% da população se identificando como ateia ou agnóstica, conforme dados do Observatório.
Fonte: Guiame