Com o intuito de aprimorar os cuidados de saúde à população, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), estendeu a parceria com o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, ampliando a gama de especializações e o serviço de telemedicina na capital.
A renovação do contrato trouxe uma novidade: a Semusa agora oferece atendimento em endocrinologia pediátrica para crianças de 0 a 12 anos, e infectologia para adultos acima de 12 anos, ambos gratuitamente. Essas especialidades são parte dos esforços da Secretaria Municipal de Saúde em fortalecer os serviços de saúde na capital.
Eliana Pasini, titular da Semusa, destaca que a expansão dos serviços faz parte de um conjunto de iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde para fortalecer o sistema de saúde da cidade. “Estamos levando os serviços mais perto das pessoas, facilitando o acesso a consultas especializadas para aqueles que vivem distante do centro. A renovação com o Hospital Albert Einstein representa um avanço significativo, especialmente com a inclusão do serviço de endocrinologia pediátrica”, ressalta a secretária.
Segundo Helison Ribeiro, diretor do Departamento de Avaliação, Regulação e Controle (DRAC) da Semusa, o novo serviço oferecido representa um avanço significativo para a saúde de Porto Velho, trazendo benefícios diretos para a população.
Anteriormente, a especialidade endocrinologia era exclusiva do Governo do Estado, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. No entanto, visando aprimorar os serviços de saúde municipal, a Semusa assumiu essa responsabilidade para reduzir as filas de espera e garantir uma melhor assistência médica”, ressalta Helisson.
Para acessar o atendimento, o serviço de telemedicina está disponível gratuitamente para qualquer pessoa. Os pacientes que necessitam de consulta com um dos especialistas disponíveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima para agendar o atendimento.
Posteriormente, os pacientes serão encaminhados para um dos sete pontos de telemedicina em Porto Velho, tais como:
– Centro de Especialidades Médicas (CEM)
– USF Maurício Bustani
– USF José Adelino
– USF Areal da Floresta
– Distrito de Extrema
– USF União Bandeirantes
– Distrito de Jaci-Paraná
O serviço de consulta via telemedicina está em vigor desde março de 2022, fruto da parceria entre Semusa e o Hospital Albert Einstein. Desde então, mais de 4 mil pacientes já foram beneficiados por esse serviço.
O paciente que preenche os critérios necessários passa por uma consulta com um médico especialista por meio de videoconferência. Para participar desse atendimento, o indivíduo deve comparecer à unidade de saúde designada para sua consulta.
Além do médico especialista presente na tela, o paciente também é acompanhado por um médico da unidade de saúde, que participa da consulta, esclarece dúvidas, faz encaminhamentos, prescreve receitas ou solicita exames, entre outras funções.
Até o ano passado, o serviço de telemedicina oferecia sete especialidades, e agora esse número foi ampliado para nove, incluindo as seguintes:
– Cardiologia
– Endocrinologia
– Endocrinologia pediátrica (nova especialidade)
– Neurologia adulto
– Neuropediatria
– Pneumologia
– Psiquiatria
– Reumatologia
– Infectologia adulto (nova especialidade)
Acesse o grupo do WhatsApp clique aqui
*Prefeitura de Porto Velho